terça-feira, 10 de março de 2009

4. Reflexões : reflexão sobre a pertinência de cada um dos temas.

Mais do que máquinas precisamos de humanidade.Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido.Charles ChaplinNão sei porquê, mas durante as primeiras semanas, associava esta Unidade Curricular à Psicologia da Motivação. Compreendi que tudo tinham em comum. A minha motivação para o estudo desta unidade e a necessidade de compreender melhor as relações interpessoais enquanto professora, directora e ser humano.Por isso, reflectir sobre os temas e o caminho percorrido, cria-me um sentimento de enorme responsabilidade : compreender-me, compreender os outros nas nossas relações e fazer delas pontes de humanidade, porque como diz Piaget "Os fenómenos humanos são biológicos nas suas raízes, sociais nos seus fins e mentais mentais seus meios".Jean Piaget. É de facto responsabilidade nossa , usando a nossa inteligência, mas também o nosso coração criar laços nos unam. Haverá sempre uma razão.... basta procurá-la! Senão " a vida será uma violência".A aprendizagem nesta unidade fez-se num caminho de reflexão. Valeu a pena olhar por dentro para ver por fora. Obrigada a todos os que me ajudaram a aprender e a criar pontes de humanidade. Reflectir sobre os temas propostos, discuti-los, foi criar pontes construidas com afectos e inteligência e derrubar os muros de violência.E, como prefiro a humanidade às máquinas, apesar de reconhecer a sua utilidade, tive algumas dificuldades, não com a máquina, mas a relação de afecto que ela não quis entender. Falo do meu blogue. Probrezito! O esforço e o empenho levaram-me a conseguir aprender a fazê-lo (pela primeira vez) . Mas o esforço foi para além dos resultados. Acho que mereço mais de mim. Ficou o gosto... e prometo que hei-de fazer blogues bonitos, cheios de música, mensagens, luzes, ciência e poesia!
Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário